Voltar ao programa

06/09 | 16h00 – 17h30

Anfiteatro 2

167WEB CURRÍCULO E AS PERCEPÇÕES EVIDENCIADAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DA SUA CONSTRUÇÃO

Gerlane Perrier | Maria Elizabeth e Almeida | Silvana Lemos | Lina Gonçalves | Priscila Santos | Cleide Munõz

Resumo:

A partir da concepção de currículo como uma prática social pedagógica, em que o currículo planejado é continuamente reconstruído em inter-relação com o contexto e com todos os elementos que o constitui, associado com o uso de mídias e tecnologias de informação e comunicação (TIC) foi concebido o conceito de web currículo, constructo teórico em elaboração desde o ano de 2008. Desde o momento inicial de sua criação evidenciou-se a relevância de buscar subsídios para a compreensão do conceito em ação e o aprofundamento teórico, por meio do diálogo com a literatura e com profissionais diretamente envolvidos com o trabalho educativo, mediatizado pelas TIC. Para tanto, além de estudos sobre contextos educativos de uso das mídias e tecnologias, foram promovidos seminários com a participação de estudantes e profissionais que atuam em diferentes setores, realizados com apoio de diversas agências, entre as quais CAPES e CNPq. Tais seminários se constituíram como espaços de diálogo sobre as potencialidades e limites das novas formas de ensinar, aprender, produzir conhecimento e desenvolver o currículo midiatizado pelas TIC, assim como oferecem campo de produção de dados para investigação. Visando contribuir com as discussões, alargar os espaços de diálogo sobre web currículo e inspirar novas investigações, este simpósio se propõe a analisar as percepções evidenciadas sobre as possibilidades da construção de web currículos nos trabalhos apresentados nas diferentes sessões durante o V Seminário Web Currículo, realizado em outubro de 2017.