Voltar ao programa

08/09 | 16h00 – 17h30

Anfiteatro 1

242 – PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA NO ENSINO BÁSICO

Andreia Veloso | Célia Mestre | Elisa Viegas | Hugo Roxo | João Graça | José Santos | Sérgio Pinto

Moderação: João Filipe Matos

 

Resumo:

A programação e robótica são entendidas como competências essenciais para o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas, bem como do raciocínio lógico.
Considera-se fundamental a sua integração no ensino básico, constituindo-se como uma das competências que abrem oportunidades de empregabilidade e respondem a determinados desafios societais.

Aliadas ao desenvolvimento do pensamento computacional, as atividades de programação proporcionam a possibilidade de resolver problemas do mundo real de forma criativa, centrando-se principalmente nos aspetos de conceção, planificação e implementação, necessários ao desenvolvimento de um determinado projeto.

Com o objetivo de as crianças não só aprenderem a programar, mas, ao mesmo tempo, aprendam programando, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de competências associadas ao pensamento computacional, à literacia digital, bem como fomentar capacidades transversais ao currículo. Reforça-se assim o domínio da computação bem como os conceitos-chave noutros domínios de aprendizagem como a leitura, escrita, matemática, ciências, expressões, música, arte, entre outros.

Importa assim promover aprendizagens significativas e contextualizadas, onde o erro se configura como uma oportunidade de aprendizagem, desafiando os alunos a irem para além da literacia digital básica e a desenvolverem competências multidisciplinares, reforçando a confiança nas suas capacidades. Apesar do foco na programação, é importante centrar o processo nas ideias, na criatividade, na colaboração e na resolução de problemas, assumindo uma perspetiva pedagógica inovadora e motivadora.

Este simpósio tem como objetivo a apresentação de projetos desenvolvidos no âmbito da programação e robótica no ensino básico com alunos do 1º ciclo.
Pretende-se a partilha de experiências na conceção, planeamento e execusão de projetos para resolução de diverssos problemas em articulação com diversas áreas disciplinares.