AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
8 de setembro – 14:00 às 15:30 – Anfiteatro I

Moderação:

Estela Costa (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)

Participação:

José Vitor Pedroso (Diretor-Geral da Educação)
Paulo Almeida (Diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro – Rio Maior)
Miguela Fernandes (Professora do Agrupamento de Escolas da Batalha)
Mónica Batista (Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)


O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) dos ensinos básico e secundário, tem como objetivo promover melhores aprendizagens que potenciem o desenvolvimento de competências de nível mais elevado.

Ao proporcionar às escolas a autonomia necessária para gerir o seu currículo de forma flexível e contextualizada, apresenta uma oportunidade única para o desempenho contextualizado e individualizado das suas atividades pedagógicas, dando resposta às necessidades específicas da sua comunidade educativa e promovendo um ensino de qualidade.

Como tem sido implementado o PAFC nas escolas que aderiram ao projeto?  Que potencialidades e constrangimentos?  Que contributo das Tecnologias Digitais?  Que perspetivas para o futuro?

Este painel tem como objetivo debater e refletir acerca das mudanças organizacionais e pedagógicas na implementação do PAFC nas escolas. Pretende apresentar o testemunho dos seus participantes ao nível das políticas educativas, processos de implementação, quotidiano escolar, mudanças pedagógicas, potencial das tecnologias digitais, assim como ao nível da investigação.