Enquadrado no tema geral “Technology Enhanced Learning”, o V Congresso Internacional TIC e Educação, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, estimula a apresentação de trabalhos originais dentro dos seguintes tópicos:

A. Perspetivas teóricas sobre a utilização das tecnologias para fins educativos

  1. Novas perspectivas teóricas sobre o ensino, a formação e a aprendizagem
  2. Cenários prospetivos de integração das TIC na Educação e na Formação
  3. Programas educativos com TIC: perspetivas nacionais e internacionais

B. Projetos e práticas de integração das tecnologias

  1. Experiências com TIC e novas abordagens ao currículo
  2. Desenvolvimento de recursos educativos digitais
  3. TIC e aprendizagem ao longo da vida
  4. TIC, inclusão e necessidades educativas especiais
  5. Avaliação Online das Aprendizagens

C. Ambientes virtuais de aprendizagem e habitats digitais

  1. Redes sociais e comunidades online
  2. Comunicação e colaboração em ambientes virtuais
  3. E-portefólios e ambientes pessoais de aprendizagem (PLEs)
  4. Serious Games e multi-user virtual games
  5. Robótica educativa
  6. 3D virtual worlds, simuladores e outras aplicações multimédia
  7. Ambientes Educativos Inovadores

D. Competências e desenvolvimento profissional de professores, educadores e outros profissionais

  1. Literacia digital e novas competências profissionais
  2. Novas abordagens e novas estratégias de formação
  3. Web 2.0 e o desafio da qualificação docente
  4. Integração de tecnologias digitais na formação inicial de professores
  5. Formação contínua de professores com tecnologias digitais

E. E-learning e aplicações educativas emergentes

  1. Tecnologias e plataformas de apoio ao ensino e à aprendizagem
  2. Sistemas e estratégias de e-tutoria
  3. Tecnologias móveis e mobile learning
  4. Formação a distância
  5. e/b-learning no ensino superior