Enquadrado no tema geral “Technology Enhanced Learning”, o V Congresso Internacional TIC e Educação, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, estimula a apresentação de trabalhos originais dentro dos seguintes tópicos:
A. Perspetivas teóricas sobre a utilização das tecnologias para fins educativos
- Novas perspectivas teóricas sobre o ensino, a formação e a aprendizagem
- Cenários prospetivos de integração das TIC na Educação e na Formação
- Programas educativos com TIC: perspetivas nacionais e internacionais
B. Projetos e práticas de integração das tecnologias
- Experiências com TIC e novas abordagens ao currículo
- Desenvolvimento de recursos educativos digitais
- TIC e aprendizagem ao longo da vida
- TIC, inclusão e necessidades educativas especiais
- Avaliação Online das Aprendizagens
C. Ambientes virtuais de aprendizagem e habitats digitais
- Redes sociais e comunidades online
- Comunicação e colaboração em ambientes virtuais
- E-portefólios e ambientes pessoais de aprendizagem (PLEs)
- Serious Games e multi-user virtual games
- Robótica educativa
- 3D virtual worlds, simuladores e outras aplicações multimédia
- Ambientes Educativos Inovadores
D. Competências e desenvolvimento profissional de professores, educadores e outros profissionais
- Literacia digital e novas competências profissionais
- Novas abordagens e novas estratégias de formação
- Web 2.0 e o desafio da qualificação docente
- Integração de tecnologias digitais na formação inicial de professores
- Formação contínua de professores com tecnologias digitais
E. E-learning e aplicações educativas emergentes
- Tecnologias e plataformas de apoio ao ensino e à aprendizagem
- Sistemas e estratégias de e-tutoria
- Tecnologias móveis e mobile learning
- Formação a distância
- e/b-learning no ensino superior