GILLY SALMON
University of Liverpool
A Professora Gilly Salmon tem desenvolvido atividades inovadoras em educação nos últimos 30 anos, sendo igualmente uma das especialistas mundiais na reflexão sobre aprendizagem digital e formação a distância.
Tem inúmeros trabalhos em diferentes temas relativos à inovação e às mudanças no Ensino Superior, focando-se igualmente na utilização de tecnologias na aprendizagem.
As suas contribuições para a investigação, para o design de programas e modelos, para metodologias de ensino inovadoras têm sido altamente reconhecidas pela comunidade científica.
Mais informações em: www.gillysalmon.com
Sessão plenária: “Creating the Future for Learning through Innovation and Evidence”
DIANA BANNISTER
Institute of Education, University of Wolverhampton
Diana Bannister é Diretora do Departamento de Ensino Pós-Graduado na Faculdade de Educação, Saúde e Bem-Estar da Universidade de Wolverhampton.
A professora Diana Bannister é igualmente coordenadora de projetos, consultora e conselheira para projetos nacionais e internacionais na área da educação. O seu trabalho tem-se focado no desenvolvimento e na investigação de tecnologias interativas, aprendizagem 1:1, comunidades de aprendizagem e desenvolvimento escolar. As suas atividades incidem igualmente no suporte às escolas, à tutela e a outras agências inglesas e europeias, procurando potenciar a utilização efetiva da tecnologia em contexto escolar, contribuindo assim para a mudança.
Sessão plenária: Is technology changing the way we teach or the way we learn?
Nesta sessão, a Professora Diana Bannister irá refletir sobre a questão: “Is technology changing the way we teach or the way we learn?”, considerando os desafios e as oportunidades que os líderes escolares, os decisores e os investigadores enfrentam na implementação da utilização de tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem.
Mais informações em: https://www.wlv.ac.uk/about-us/our-schools-and-institutes/faculty-of-education-health-and-wellbeing/staff-directory/diana-bannister/
NEUZA PEDRO
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Educação na especialidade TIC na Educação com Mestrado em Psicologia da Educação e Licenciatura em Psicologia. Possui Curso de pós-graduação em E-teaching pela Universidade de Agder-Noruega e de Online Assessment pela Universidade de Wisconsin-Stout nos Estados Unidos.
Assume atualmente a coordenação do Mestrado em Educação e Tecnologias digitais (regime a distância) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É, desde 2010, co-coordenadora do Laboratório de e-Learning da Universidade de Lisboa.
Participou em vários estudos e projetos, tanto nacionais como internacionais, ligados à integração educativa das tecnologias de entre os quais se destaca: o Project teL@FTE-Lab (Technology enhanced learning at Future Teacher Education), o Projeto ITEC (Innovative Technologies for Engaging Classrooms) coordenado pela European Schoolnet, o Programa Teach Advanced Online desenvolvido pela INTEL e o Estudo ‘Comunidades Educativas em Rede’ desenvolvido pelo Ministério da Educação português.
Assume como temas de investigação o desenvolvimento profissional docente, a utilização educativa de tecnologias digitais, e-learning, ambientes educativos inovadores, ambientes virtuais de aprendizagem e análise de redes sociais. Tem múltiplos artigos publicados em torno destas temáticas podendo os mesmos ser encontrados em
https://ulisboa.academia.edu/NeuzaPedro
https://www.researchgate.net/profile/Neuza_Pedro
Sessão plenária: “Tecnologia, Metodologia e Espaço: uma nova equação na busca da inovação em sala de aula”
A integração das tecnologias na sala de aula não tem vindo a garantir a melhoria pedagógica que se ambicionava. Os custos de implementação são elevados, a manutenção exigida é constante, os professores nunca conseguem sentir-se completamente proficientes no seu uso e os resultados internacionais fazem questionar a existência de quaisquer benefícios das mesmas para o rendimento escolar dos alunos. Assim sendo, porquê insistir na necessidade de integrar tecnologia na sala de aula? Como, quanto e para quê?
Procura-se explorar possibilidade de resolução para as questões anteriores propondo novas variáveis para uma equação de resposta, a qual se entende associada ao redesign do espaço de sala de aula, do seu cenário, atores, dinâmicas e artefactos.