TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: O QUE MUDAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES?
7 de setembro – 14:00 às 15:30 – Anfiteatro I

Moderação:

João Filipe Matos e Manuela Esteves (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)

Participação:

Cecília Galvão (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa)
Vítor Teodoro (Universidade Nova de Lisboa)
Cristina Loureiro (Escola Superior de Educação de Lisboa)


O modelo estrutural de organização da formação em vigor foi criado em 2007 e manteve-se intocado, no essencial, com o novo quadro jurídico estabelecido em
2014.

Decorreram onze anos. As instituições de ensino superior que formam professores foram-se apercebendo de limitações e insuficiências do referido modelo, tornadas ainda mais evidentes quando se confrontaram com a avaliação externa dos cursos realizada pela A3ES.

Em termos gerais, talvez se possa falar em desfasamento frequente entre conceções de uma formação cada vez mais exigente e, por outro lado, uma estrutura organizacional que obsta fortemente a que a mesma se concretize.

Urge suscitar o debate nas instituições de ensino superior e entre os especialistas em formação de professores e educadores em torno de problemas que, embora sentidos,  têm tido pouca expressão no espaço público e junto do poder político.

O painel TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: O QUE MUDAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES? visa dar um contributo para esse debate mais alargado que se impõe.

Os problemas a debater são múltiplos e o tempo de duração do painel, necessariamente limitado. Daí que apenas coloquemos três questões norteadoras gerais para a discussão podendo cada participante no painel abordar todas ou apenas uma ou duas delas:

– Qual o aspeto principal a melhorar em cada uma das componentes da formação inicial de professores? [formação na área da docência; formação educacional geral; formação social, cultural e ética; didáticas específicas; Iniciação à Prática Profissional / Prática de Ensino Supervisionada]

– Como conciliar melhor o desenvolvimento de competências de ação em 
contexto de trabalho com competências de investigação por parte dos futuros professores?

– Até que ponto a utilização das tecnologias digitais está incorporada na 
formação inicial dos professores? Como equacionar o futuro da formação inicial em face dos desenvolvimentos tecnológicos atuais e previsíveis?